quarta-feira, 30 de maio de 2007

Alteridade


A palavra alteridade, que possui o prefixo alter do latim possui o significado de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro. A pratica alteridade se conecta aos relacionamentos tanto entre indivíduos como entre grupos culturais religiosos, científicos, étnicos, etc. Na relação alteritária, está sempre presente os fenômenos holísticos da complementaridade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir e de agir, onde o nicho ecológico, as experiências particulares são preservadas e consideradas, sem que haja a preocupação com a sobreposição, assimilação ou destruição destas. “Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos morrer juntos como idiotas”(Martin Luther King).


É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem. Frei Betto.

Um comentário:

Unknown disse...

Pois bem, tenho dito que devemos mais do que nunca ser humanos. Temos que mudar com as relações humanas, o mais rápido que podermos, pois, só assim algo pode dar certo.
Sabe... A sua minha dor. “empatia” talvez seja muito pensar assim, ou quere demais. Mas, só assim poderemos um dia viver em harmonia com tudo.